Preparação
-
Para o doce de ovos: separe as gemas das claras. Fure as gemas com um garfo e passe por um peneiro de rede fina e reserve. Leve ao lume a ferver um tacho com a água, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela até atingir o ponto pérola (108-109ºC). Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Retire o pau de canela e a casca de limão. Junte as gemas desfeitas, mexendo sempre. Leve novamente ao lume médio, mexendo sempre, até engrossar. Coloque numa taça o doce de ovos, guarde no frigorífico e reserve.
-
Para o creme branco: numa taça, bata as natas em chantilly até ficarem consistentes. Quando estiverem batidas, junte as 2 colheres de sopa de açúcar e bata novamente. Coloque as claras numa tigela e bata tudo em castelo. Adicione as três colheres de açúcar e bata tudo até obter um merengue consistente. Junte o chantilly ao merengue aos poucos envolvendo bem e reserve.
-
Numa picadora triture as bolachas.
-
Montagem do doce: comece por colocar no fundo da taça, a bolacha triturada. Depois uma camada de creme branco, alise tudo. Outra vez, outra camada de bolacha, alternado com o creme branco até acabar os dois ingredientes. Espalhe por cima o doce de ovos e alise tudo para que fique uniforme.
-
Decore com bolacha triturada e, antes de servir, leve ao frigorífico pelo menos 3 horas para que fique bem firme e cremoso.